Notícias

Vai colocar uma nova caixa d’água em casa? Veja os cuidados importantes

04/03/2015 - REFORMA & CONSTRUÇÃO

Saiba onde e como instalar um reservatório na sua casa
 

Antes de instalar uma caixa d`água, procure saber qual é o volume de igual ideal para sua casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Antes de instalar uma caixa d’água, procure saber qual é o volume de igual ideal para sua casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Com a falta de água, muita gente tem instalado caixas d´água a mais para aumentar a reserva para consumo. Mas, você sabe quais os cuidados na hora de escolher e instalar a caixa?

Você precisa saber qual o volume ideal para seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.

Para isso, basta seguir alguns passos:

Calcule o tamanho da caixa d´água

As pessoas estão interessadas em saber quanta água as casas e edifícios podem armazenar. Por quantos dias dura a água que está na caixa? Existe uma tabela de referência que dá a estimativa de consumo diário por pessoa, que é usada na construção civil.

Morando numa casa, uma pessoa consome 150l/dia.

Morando num apartamento, uma pessoa consome 200l/dia (como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento).

Outra referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para dois dias. Isso quer dizer que para uma casa com cinco pessoas, uma caixa d’água deverá ter: 5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros.

Mas nem sempre esse mínimo é seguido. Em muitas residências o tamanho da caixa só abriga água para no máximo um dia.

Agora é só fazer a conta: quanta água sua família precisa para cada dia? Qual o volume da caixa que você já tem em casa? Ela reserva para quantos dias?

cano de água

Pressão da água em apartamentos é maior do que em casas (Foto: Shutterstock)

Supondo que você more em casa, numa família de quatro pessoas, você precisa de 4 x 150l, ou seja, 600l de água por dia. Qual o volume da sua caixa? Ele é suficiente? Você realmente quer aumentar essa reserva?

Se sua resposta for sim, você quiser aumentar a sua reserva, você quer água para quantos dias? Faça o cálculo de número de pessoas x quantos dias x 150l/pessoa e ache o resultado.

Mas não se esqueça de três coisas: consumo mais racionalizado em primeiro lugar. A água é para todos, não estoque demais. E veja a seguir se a estrutura da sua casa permite esse sobrepeso.

Saiba onde instalar a caixa d´água

A caixa d´água precisa ficar em um local alto – para a água descer com força suficiente e correr pelos canos – e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Geralmente fica em cima de lajes sob telhados.

Se você já tem uma caixa d´água e vai instalar outra, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso. A casa realmente comporta mais essas toneladas sobre a laje? As estruturas existentes podem não suportar o peso extra que você vai adicionar. Se for o caso chame um profissional para fazer um reforço na estrutura. Para se ter uma ideia, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura aguenta a grosso modo 250Kgf/m2. Tenha cuidado.

Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ela deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada.

caixa d`água

Os reservatórios devem sempre ser instaladas no topo da casa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Escolha o material de sua caixa d´água

As caixas são feitas em alguns tipos de material. Veja quais são e escolha o mais adequado pra você.

Fibra de vidro: Feita daquele mesmo material usado em piscinas prontas, que é fabricado pela mistura de resina e fibra de vidro. A caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. Mas, não é resistente a impactos e furos. Use as furações do fabricante para instalação de entradas e saídas de água. Geralmente na cor azul.

Polietileno: É um tipo de plástico a base de petróleo. Este material torna a caixa leve, resistente ao transporte e confere proteção contra raios ultravioletas. Costumam ser de fácil manuseio, fáceis para instalar e limpar, mas também não são resistentes a impactos e perfurações. Geralmente na cor cinza.

Fibrocimento com amianto: É um produto que tem alta durabilidade é barato, mas é pouco resistente a impactos. Porém não há consenso sobre a segurança no uso do amianto, nem se ele representa riscos à saúde. Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco é proibido comercializar estes produtos. Verifique as normas na sua região.

Metálica (inox): O aço inox é um material de fácil manutenção, resistente, durável e não trinca. Além disso, ela mantém a água fresca. Mas como o custo é mais alto, ela costuma ser pouco usada, apesar de todas as vantagens.

caixa d`agua limpa

‘Mantenha a caixa sempre limpa (Foto: Reprodução/Pinterest)

Lembre-se: A caixa d´água tem que estar sempre limpa

Você precisa escolher pensando também na saúde. Afinal, caixas d’água sujas, sem tampa ou quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água que vem da rua tratada.

Quando a caixa for entregue pelo vendedor, verifique se ela está em perfeito estado. Molhe-a e veja se aparecem trincas ou vazamentos. Se aparecer qualquer trinca, troque a caixa. A pressão da água irá aumentar a trinca e pode até mesmo estourá-la.

Enquanto ela estiver guardada na obra, evite arrastar a caixa de um lado para o outro e, quando for içar a caixa, não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas que podem danificar o produto.

Antes de instalar, teste de novo se ela não tem trincas e faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. Depois se recomenda uma nova limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento da sua cidade.

Em tempos de falta de água, a ordem é economizar e as pessoas estão adiando a limpeza, o que traz riscos a saúde. Já estão surgindo métodos para limpar a caixa com ela ainda cheia, aspirando a sujeira do fundo do reservatório com um robô.

E, finalmente, use a água com consciência. Evite o consumo exagerado.




Fonte: REVISTA ZAP IMÓVEIS

Outras Notícias

Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?

No momento do divórcio e partilha de bens surge a dúvida do que determina a partilha do bem: o momento da compra ou o momento que &eacut...

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
de
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
2570 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias