Notícias

Preço dos imóveis não cabe no bolso dos brasileiros

14/03/2015 - Mercado imobiliário

São Paulo - A maioria dos imóveis à venda está fora da realidade financeira dos brasileiros. É o que aponta um levantamento do portal de classificados imobiliários VivaReal.

Enquanto 68% dos visitantes do site buscam imóveis de até 350 mil reais, 70% das casas e apartamentos anunciados são vendidos acima desse preço.

O levantamento foi feito ao longo de 2014 e teve como base cerca de 1,7 milhão de buscas por mês e 3 milhões de imóveis anunciados.

As unidades se concentram em 11 capitais: Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Segundo a pesquisa, o descompasso entre a demanda e a oferta não se dá apenas no valor dos imóveis, mas também se estende ao tamanho e à quantidade de dormitórios das unidades pesquisadas.

De acordo com o site, 56% dos visitantes pesquisam imóveis de um e dois dormitórios e 66% querem adquirir unidades com até 100 metros quadrados.

No entanto, a oferta de apartamentos de até 100 metros quadrados corresponde a 48% do total de anúncios, e as unidades de um e dois quartos são equivalentes a 39% dos imóveis à venda.

Enquanto quase metade dos compradores (49%) procura imóveis com dois dormitórios, quase metade da oferta (44%) é de unidades com três quartos.

Veja, na tabela a serguir, a demanda e a oferta de imóveis vendidos por até 350 mil reais em cada cidade do levantamento:

Novo público ainda não é atendido

De acordo com Lucas Vargas, vice-presidente comercial do VivaReal, o descasamento entre oferta e demanda na compra de imóveis mostra que o mercado imobiliário não conseguiu se adequar ao novo perfil de compradores.

Além de brasileiros de classes mais baixas terem ampliado sua capacidade de financiar imóveis, seja porque sua renda cresceu nos últimos anos ou por causa dos incentivos do governo, Vargas também afirma que aumentou o número de divorciados e de jovens casais sem filhos.

Esses consumidores, segundo ele, procuram agora adquirir imóveis menores e mais próximos do local de trabalho, devido a problemas de mobilidade das grandes cidades. “É uma forma de fazer o preço caber no bolso e compensar o custo de morar em locais mais centrais e valorizados”, diz o executivo.

Homem mostra bolsos vazios: 68% dos consumidores procuram unidades de até 350 mil reais, enquanto 70% das casas e apartamentos são mais caros© Pixland/Thinkstock Homem mostra bolsos vazios: 68% dos consumidores procuram unidades de até 350 mil reais, enquanto 70% das casas e apartamentos são mais caros

No entanto, além de encontrarem uma oferta reduzida de imóveis com esse perfil, as unidades não têm preços considerados acessíveis por esse público. “As construtoras têm lançado apartamentos pequenos, mas de alto padrão", diz o executivo (conheça o microapartamento de 18 m²).

Além disso, a maior parte das unidades usadas que estão à venda possuem três e quatro dormitórios porque esse tipo de imóvel era mais buscado por consumidores no passado. “O mercado imobiliário demora em se ajustar a uma nova demanda”, afirma Vargas. 

Vargas aponta que um dos fatores que limitam esse ajuste é o custo de construção, que aumentou nos últimos anos e limita a cobrança de preços mais baixos por imóveis novos.

Além disso, imóveis em áreas centrais nas grandes capitais tendem a ficar cada vez mais valorizados se os problemas relacionados ao transporte se intensificarem e não forem devidamente solucionados em cada cidade. 




Fonte: Exame.com

Outras Notícias

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...

Posso perder meus bens pelas dívidas tributárias da minha empresa?

Muitos empresários desconhecem os perigos que existem ao deixarem de pagar os débitos tributários das suas empresas, especialment...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
de
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
de
É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
8753 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias