Notícias

Veja dicas para fazer um isolamento acústico residencial e evitar ruídos

29/12/2016 - Decoração

Saiba identificar de onde vem o barulho e adote soluções para remediar o problema

As construções mais antigas, com suas lajes e paredes espessas, tinham ótimo isolamento acústico. Para reduzir custos, algumas empresas começaram a usar estruturas e divisórias mais finas e ocas, deixando o caminho livre para barulhos. Muitas vezes é possível ouvir o ruído da descarga do apartamento do lado ou a conversa dos vizinhos.

isolamento-acustico-residencial-como-fazer
Soluções simples ajudam a acabar com os dilemas de barulhos em casa e problemas com os vizinhos (Fotos: Shutterstock)

Porém, em julho de 2013, entrou em vigor a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais. As construtoras têm de contemplar o isolamento acústico. Mas o que fazer quando você mesmo constrói a sua casa?

Para garantir uma casa silenciosa é bom pensar nisso durante a construção. Existem diversos materiais e componentes que absorvem o som ou impedem que os ruídos passem de um ambiente para outro, tais como paredes espessas ou com mantas de isolamento no seu interior, vidros duplos, portas e janelas com boa vedação, entre outros.

isolamento acustico residencial com tapete
Tapetes felpudos e macios ajudam a evitar ecos

Exemplo: problemas de reverberação do som (eco) podem ser resolvidos com mudanças na decoração. Vale incluir tapetes, painéis de madeira, poltronas e cortinas. Quanto mais lisa e dura a superfície mais o som reverbera. Então use materiais felpudos e macios para absorver o som.

Portas e janelas bem vedadas ajudam a fazer isolamento acústico residencial

Onde entra ar, entra som. Para vedar melhor a entrada do barulho, uma solução é trocar as portas e janelas por caixilhos acústicos feitos normalmente de PVC ou alumínio, e compostos por vidros duplos ou triplos, que não deixam o ruído externo passar. Só que estas janelas tem um custo muito mais alto que as comuns. Escolha bem onde comprar e preste atenção se o produto realmente oferece a vedação adequada.

isolamento-acustico-residencial-janelas
Janelas e portas precisam ser bem vedadas

Se a construtora entregou seu apartamento com as portas em madeira compensada oca, pense em trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é muito melhor para a acústica e para segurança.

Se a grana está curta você pode usar persianas em formas de rolo e cortinas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo, que minimizam a propagação do som.

Quando o barulho passa pela parede – Paredes mais espessas, de tijolos maciços ou ocas – do tipo Drywall -, e preenchidas com revestimento acústico interno barram melhor o som. Mas se o ruído passa pelas paredes de fachadas e paredes internas, a dica é usar materiais como placas de lãs de rocha, revestimentos especiais, painéis de madeira, revestimento de gesso acartonado ou, mesmo, tapeçarias, que quando aplicadas sobre a parede melhoram o isolamento. Vale lembrar que não adianta ter uma parede com bom isolamento e uma janela deixa passar o barulho. Pense no conjunto!

parede-de-tijolo-isolamento-acustico-residencial
Parede de tijolo é um bom isolante acústico residencial

O ruído que vem do piso – Você ouve o “toc toc” do sapato ou as patinhas do cachorro do vizinho que mora no andar de cima? Ou você não quer que o apartamento de baixo reclame dos mesmos barulhos? Os pisos frios, como os porcelanatos, provocam muito eco. O revestimento que melhor isola o som é o mais denso, como carpetes, tacos de madeira, mármores ou pisos vinílicos.

Se for construir ou reformar o piso pense em fazer o isolamento acústico corretamente. Antes de instalar o piso e depois do contrapiso aplique mantas acústicas sobre a laje. Depois instale o piso, os chamados pisos flutuantes, como os laminados e a madeira, que já têm opção de instalação com mantas acústicas.

isolamento-acustico-residencial-com-piso
Piso laminado é um dos mais procurado em lojas de construção

Existem alternativas de manta para pisos cerâmicos e porcelanatos, como a de cortiça aglomerada, mas seu uso não é muito comum. Se a casa já está com o piso pronto, uma boa dica é usar tapetes, bem felpudos para reter o som.

Dá para melhorar o isolamento acústico residencial com forro – Telhado sem forro ou sem laje é barulho na certa! Se sua casa não tem laje, não deixe direto na telha. Você pode usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som. Também pode fazer um forro acústico, de madeira ou um forro de gesso triplo que isola como uma laje.

isolamento-acustico-residencial-teto
É possível usar uma manta acústica entre a telha e o forro para minimizar a passagem do som

Se estiver em um apartamento – mesmo tendo laje – e quiser fazer isolamento acústico, você pode escolher usar forros acústicos Há diversos tipos com diferentes acabamentos. Os mais comuns são os tipos de fibramineral modulares, com vários modelos para colocar em sua residência.

Paisagismo como barreira – Vegetação densa e de diferentes alturas pode funcionar como uma barreira acústica em casas, assim como desníveis no terreno cobertos de gramas e vegetação.

isolamento-acustico-residencial-com-plantas
Parede verde, ou jardim vertical, pode servir de barreira contra o ruído

Em apartamentos, os jardins verticais podem atenuar os ruídos. Só que as soluções com vegetação precisam de bastante espaço para formar uma massa densa. Não é qualquer arbusto que dá conta do recado. E cuidar da barreira vegetal requer cuidados na manutenção.




Fonte: ZAP em Casa

Outras Notícias

Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?

No momento do divórcio e partilha de bens surge a dúvida do que determina a partilha do bem: o momento da compra ou o momento que &eacut...

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
de
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
2037 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias