Notícias

Janelas e portas: saiba como escolher o melhor material

21/09/2020 - Estilo de Vida

Bem antes de pensar no layout e a decoração, é preciso escolher as janelas e portas que serão utilizadas no projeto. Isso porque, além das funções técnicas como ventilação e insolação, as esquadrias podem atuar como elementos decorativos nos ambientes.

© reprodução

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas e Passos Arquitetura, trazem informações para quem planeja construir ou reformar e certamente passará pela etapa de escolher novas portas e janelas. “Em nossos projetos, levamos em conta fatores primordiais como o materialtipos de aberturauso e visual que as esquadrias proporcionarão para a obra. Nesse conjunto, estética, funcionalidade e durabilidade também devem se fazer presentes”, explica Danielle.

No estar, o projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura incluiu esquadrias de alumínio.© Maura Mello/Casa.com.br No estar, o projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura incluiu esquadrias de alumínio.

O que são esquadrias?

O termo está relacionado aos componentes que são instalados, como fechamentos nos vãos de arquitetura. Assim, as aberturas de uma construção – tanto as que dão acesso ao exterior como as de passagem internas –, são chamadas esquadrias. Assim, o termo tornou-se denominação para janelasportas ou portõesvenezianas e aberturas similares nos projetos arquitetônicos e construções civis. Nesse contexto, elas podem ser prontas e produzidas pela indústria em medida padrão para comercialização em lojas, ou executadas sob encomenda, de acordo com as dimensões do local e um projeto desenhado especialmente para a edificação.

Como escolher o melhor modelo

O primeiro ponto a ser considerado é o tipo de esquadria, levando em conta questões como o uso e o desempenho esperado. “Devido à fachada comum em prédios, na troca de janelas em apartamentos deve-se acompanhar o manual técnico da construtora e verificar as regras de condomínio”, destaca Paula. Em reformas de casas, para não destoar das demais existentes, o fundamental é definir um modelo que combine com o estilo, cor e acabamento das demais janelas.

Na área externa, portas de madeira precisam de tratamento para garantir durabilidade. Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Na área externa, portas de madeira precisam de tratamento para garantir durabilidade. Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Materiais

Para a escolha de materiais é preciso ficar atento. Em ambientes externos, é necessário utilizar materiais resistentes às intempéries climáticas. “Portas de madeira expostas ao sol e chuva tendem a estufar ou manchar. Versões com madeira maciça e tratada nos ajudam a solucionar essa preocupação a longo prazo”, relata Danielle.

Tipos de Esquadrias

Esquadrias de alumínio: bastante empregadas devido às vantagens do material, costumam registrar um preço superior. Em contrapartida, resultam em menor manutenção, são resistentes e duráveis – principalmente em áreas externas –, e estão disponíveis em diversas cores. Como ponto negativo, o baixo isolamento termoacústico pode influir no conforto da casa. Todavia, o emprego de vidros duplos e perfis maiores melhoram a performance.

Esquadrias de PVC: o material vem ganhando espaço nos projetos por conta da alta resistência, durabilidade e por não necessitar de muita manutenção. Internamente são estruturadas em aço e produzidas em diversas cores, simulando até o efeito madeira. Porém, ainda é um modelo considerado mais caro e pouco acessível.

Esquadrias de madeira: são sofisticadas, versáteis e sempre promovem um toque muito elegante às edificações, além de assegurar conforto térmico e acústico. Como desvantagem, a necessidade de manutenção periódica, aplicação rotineira de vernizes e impermeabilizantes e cuidados contra cupins.

Quando usadas na área interna, a vida útil é mais longa, pois não entram em contato com chuva e sol. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Quando usadas na área interna, a vida útil é mais longa, pois não entram em contato com chuva e sol. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.

Esquadrias de vidro: o vidro precisa ter maior resistência, utilizam perfis metálicos mais finos e integram ambientes internos e externos sem muitas interferências visuais. O ponto negativo é que não pode compor todos os sistemas de abertura e configuram-se como mais frágeis em impactos mais fortes.

Esquadrias de ferro: versáteis, são bem tradicionais, registram um bom preço no mercado, aceitam diversos sistemas de abertura e podem ser encontradas prontas ou confeccionadas sob medida. Porém, têm baixa resistência à oxidação e enferrujam facilmente, demandando manutenção. Por fim, não são indicadas em áreas litorâneas.

Manutenção e limpeza

Cada material tem o produto certo para sua limpeza. É importante consultar com o fabricante as orientações específicas sobre o processo e o melhor produto.

Esquadrias de alumínio foram escolhidas pela facilidade de manutenção e durabilidade. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Esquadrias de alumínio foram escolhidas pela facilidade de manutenção e durabilidade. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.

Outro cuidado a ser observado diz respeito aos tamanhos dos vãos e os tipos de abertura, que devem ser bem calculados e executados para evitar a entrada do frio ou a baixa iluminação. “Nada substitui o prazer de uma casa rica em iluminação natural e a janela é imprescindível”, diz Paula.

Vale lembrar também que é essencial buscar empresas competentes no mercado e que, de preferência, sejam especializadas no material definido, pois modelos de qualidade inferior ou mal instaladas ocasionam sérios problemas como infiltração de água de chuva, danificam com uma ventania forte, emperram ferragens e dificultam o manuseio no dia a dia.




Fonte: Casa.com.br

Outras Notícias

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...

Posso perder meus bens pelas dívidas tributárias da minha empresa?

Muitos empresários desconhecem os perigos que existem ao deixarem de pagar os débitos tributários das suas empresas, especialment...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
de
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
de
É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
4405 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias